sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

OAB de Mato Grosso estuda regulamentação de estágio para bacharel em Direito

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB) deverá regulamentar o estágio para bacharéis em direito. A medida está sendo discutida pela diretoria e deverá ser encaminhada para decisão na próxima reunião do Conselho Seccional. A decisão terá base também na posição do Conselho Federal da OAB. “O Estatuto prevê, entre outras coisas, que o bacharel em direito se inscreva na Ordem na qualidade de estagiário” – explicou a conselheira Luciana Serafim, secretária-adjunta da OAB, autora da proposta de regulamentação.

Atualmente, o estágio só está regulamentado para os acadêmicos a partir do 7º semestre. Luciana Serafim explicou que o estágio para os formados em Direto, pelo Estatuto da OAB, pode ser feito “até que o bacharel reúna os requisitos necessários à inscrição como advogado”. O que a direção da Ordem em Mato Grosso está discutindo diz respeito ao tempo de duração do estágio nessas condições. “Acreditamos que um ano seja um tempo razoável nessa situação” – frisou a advogada.

Luciana Serafim informou que já há decisão nesse sentido por parte do Conselho Federal. A 1ª Câmara julgou favorável ao estágio. “Na verdade, a única pendência em debate é a questão temporal mesmo” – assinalou. A nova consulta está em fase de relatoria.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, se disse também favorável ao estágio para bacharéis. Ele ressaltou que é comum o acadêmico, ao concluir o curso, viver momentos de extrema dificuldade até conseguir a aprovação no Exame de Ordem. “Essa medida, uma vez regulamentada, vai evitar prejuízo na ordem prática, já que esse bacharel poderá continuar desenvolvendo suas atividades junto a um escritório” – observou Faiad

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...
PUBLICIDADE