quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Novo secretário quer consolidar regionalização da Saúde no Estado

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 1° de agosto, Augustinho Moro assume a pasta da Secretaria de Estado de Saúde. Aos 40 anos, casado, um filho, depois de ter desempenhado funções em duas Secretarias importantes desde o início do Governo, em 2003, Moro se prepara para mais um desafio: o de comandar uma Secretaria que tem o segundo maior orçamento (R$ 536 milhões, este ano) e dar continuidade aos bons serviços prestados pelo secretário Marcos Machado, que, depois de ter promovido inúmeros avanços na área, foi escalado pelo governador Blairo Maggi para assumir a Pasta da recém-criada Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Paranaense de São Jorge D´Oeste, Augustinho Moro é formado em Administração de Empresas e é especialista em gestão com pós-graduação em Direito de Estado e em Marketing Estratégico, com serviços prestados na Prefeitura de Campo Novo do Parecis e também em Sapezal (Noroeste de Mato Grosso), onde, durante cinco anos, desempenhou o cargo de secretário de Administração. No Governo do Estado, primeiro trabalhou como secretário-adjunto de Política Fiscal, na Secretaria de Estado de Fazenda. Depois, de setembro do ano passado até este mês, desempenhou a função de secretário-adjunto de Administração. Parte de sua nova missão, como veremos nessa entrevista, é consolidar o processo de microregionalização iniciado por Machado para melhorar ainda mais o atendimento da Saúde no Interior do Estado.

Secom-MT – Em sua opinião, o que pesou em sua escolha para assumir a Secretaria de Estado de Saúde?

Augustinho Moro – Acredito que a escolha tenha recaído em função do meu conhecimento na área de gestão. Já trabalhei na Prefeitura de Campo Novo do Parecis e em Sapezal na área administrativa, e no Governo do Estado na Secretaria de Fazenda, também atuando na área financeira e orçamentária e, mais recentemente, na Secretaria de Administração. Então, acredito que o governador tenha se pautado muito mais nessa questão de conhecimento de gestão.

Secom-MT – Como o senhor encara essa missão de substituir o secretário Marcos Machado?

Moro – Com certeza, é um desafio muito grande. Eu expus isso ao governador e ao próprio secretário Marcos Machado que substituí-lo nesse momento não é fácil. Machado fez um trabalho excelente na Saúde. Qualquer um que assumisse teria o desafio de melhorar sempre. Mas, essa missão merecerá de minha parte grande dedicação e tenho certeza que toda a equipe que aqui está vai continuar trabalhando conosco. Vamos superar esse desafio com muita dedicação e empenho e mostrar o trabalho que a sociedade espera.

Secom-MT – O secretário Marcos Machado imprimiu uma administração eficiente, mas também muito rígida na Saúde, até por causa das várias irregularidades detectadas quando ele assumiu. O ritmo a seguir é esse?

Moro – Com certeza. A responsabilidade é muito grande, mas o controle se consegue com uma boa gestão dos recursos que aqui estão, com um acompanhamento muito rígido da questão orçamentária, e também na questão das compras. E aí, a equipe como um todo será convocada para isso. Não tenha dúvidas, se for constatada qualquer irregularidade e que alguém não esteja cumprindo com suas atribuições, vamos tomar as medidas necessárias para coibir qualquer irregularidade.

Secom-MT – As últimas inaugurações na área da Saúde, na gestão de Marcos Machado, das quais o senhor participou ao lado do governador Blairo Maggi, na última quarta-feira, mostram uma preocupação do Governo com o atendimento a segmentos desfavorecidos, como portadores de deficiência física e mental.

Moro – O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais, inaugurado no bairro Morada da Serra, é referência no Brasil. Pelas informações, é o terceiro nesse estilo no Brasil. De fato, o Ceope irá atender uma camada da sociedade que até então não vinha tendo acesso a esse tratamento especializado. A Unidade de Atenção a Portadores de Doenças Neuropsiquiátricas, inaugurada no mesmo dia, no bairro da Lixeira, dará melhores condições de atendimento a 24 pacientes. Na medida do possível, estaremos trabalhando para se possível ampliar o serviço para o interior.

Secom-MT – Quais são as metas para intensificar a regionalização, com parcerias, melhorando ainda mais o atendimento?

Moro – Essas ações de descentralização estão bem encaminhadas. Vamos dar uma atenção muito grande na questão da saúde básica, com a criação de mais Postos de Saúde da Família. Acredito que a saúde preventiva é um ponto muito favorável para se evitar a saúde curativa, cujo custo é maior. Na medida do possível, dependendo dos recursos alocados para o próximo ano, vamos procurar fazer a expansão dos PSF, em parceria com os Municípios, Além destas ações já desenvolvidas, vamos dar continuidade, procurando cada vez mais fortalecer estas ações.

Secom-MT – Ampliar as ações no Interior implica em mais servidores. Em que pé está o concurso para a área de Saúde?

Moro – Estamos ultimando, por meio da Superintendência de Recursos Humanos, em conjunto com a Secretaria de Administração, o edital que, dentro de 45 dias, deverá ser publicado para o concurso que suprirá vagas em diversas carreiras. São em torno de mil vagas para o Interior que deverão suprir as necessidades. Para a Capital, na medida do possível e da necessidade, estaremos estudando a questão.

Secom-MT – E a parceria com os Municípios?

Moro – Já existem diversos encaminhamentos nesse sentido. São hospitais já instalados, outros em conclusão para instalação. Analisaremos tudo isso pontualmente e, na medida em que a Secretaria dispuser de recursos e que houver também disponibilidade dos prefeitos em firmar parcerias, elas serão implementadas.

Secom-MT – E em relação às campanhas desenvolvidas no Estado, em parceria com o Ministério da Saúde?

Moro – A partir desta segunda-feira [1° de agosto], já temos programado uma campanha de combate à malária na região de Colniza (Norte). É uma região problemática e as ações serão intensificadas. As demais campanhas de vacinação normal estão sendo executadas de acordo com a programação, tanto do Ministério da Saúde como da Secretaria Estadual de Saúde.

Secom-MT – Que tipo de parcerias existe na Capital?

Moro – Está sendo firmado um convênio de co-gestão com o Hospital Universitário Júlio Muller para o funcionamento do Hospital de Doenças Tropicais, que funcionará no antigo Hospital São Thomé, que foi adquirido pelo Estado. O hospital, que se chamará Emília Sachetti, será referência no Centro-Oeste no tratamento de doenças como malária, leishmaniose, hanseníase, tuberculose e febre amarela. Outra co-gestão já firmada é para o funcionamento do MT Farma, que deve ser inaugurado em dois meses e passará a produzir medicamentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE