segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Nova tecnologia agilizará totalização dos votos no Estado

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está intensificando esforços para garantir a agilidade na totalização dos votos e divulgação do resultado das eleições ainda na noite do dia 7 de outubro, data do pleito. A novidade deste ano é a utilização de uma nova tecnologia de transmissão de dados que tem a internet como estrutura principal e que será aplicada em Cuiabá e Várzea Grande para agilizar a divulgação dos resultados, driblando os problemas de trânsito decorrentes das obras de mobilidade urbana relacionadas à Copa do Mundo de 2014.

Denominada JE Connect, a nova tecnologia será utilizada em pontos estrategicamente distribuídos, abrangendo todas as regiões de Cuiabá e Várzea Grande onde é possível o acesso à internet, seja via cabo ou telefonia celular. "A nossa intenção é evitar que o trânsito, hoje prejudicado por conta da realização de várias obras de mobilidade, seja um fator de risco para a agilidade na totalização do resultado final da eleição nessas cidades", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Junior.

A transmissão do resultado através da internet também foi apresentada para todos os juízes eleitorais, que estão avaliando a necessidade do uso da nova técnica nos municípios do interior do Estado. Considerada extremamente segura, a nova tecnologia já passou por auditorias de segurança e eficiência acompanhadas por partidos políticos no Tribunal Superior Eleitoral.

Além do JE Conect, a Justiça Eleitoral já utiliza os tradicionais telefones via satélite, que transmitem os dados das 90 localidades de difícil acesso no interior do Estado, para as centrais de apuração.

É graças a essas tecnologias que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso consegue anunciar o resultado da eleição na mesma noite após a conclusão da votação, em um estado com dimensão de 906 mil quilômetros quadrados e 1.508 locais de votação.

Para as eleições municipais deste ano, o TRE de Mato Grosso atuou junto ao Tribunal Superior Eleitoral para garantir a expansão do número de equipamentos de transmissão via satélite utilizados no interior do Estado.

O objetivo é garantir que a totalização dos votos apurados pelas urnas seja finalizada com a máxima brevidade. "Nossa gestão junto ao TSE garantiu a ampliação do número de equipamentos. Este ano teremos 90 equipamentos em funcionamento, evitando os atrasos já vivenciados em outras eleições", salientou Ailton Lopes Júnior.

A tecnologia via satélite funciona com energia própria, fornecida por baterias. Os equipamentos são utilizados em localidades como as aldeias indígenas e em cidades cujo percurso entre o local de votação e o cartório eleitoral responsável pela totalização leve mais de três horas para ser percorrido.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE