segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: Lírio diz que 3º melhor IDM do Estado ficou acima do esperado

PUBLICIDADE

O prefeito Lirio Lautenschlager (PMDB), disse hoje, que é “muito bom” para Nova Mutum ser a 3ª melhor cidade de Mato Grosso com Índice de Desenvolvimento Municipal, medido pela Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro- que fez o levantamento em todo o país, baseado em dados oficiais, de 2006, nas áreas de emprego-renda, educação e saúde. Lírio soube do ranking, através de Só Notícias.

“O resultado foi melhor que esperávamos. E vamos melhorar mais a área de saúde, onde estamos tendo problemas devido a nossa estrutura pequena e para acompanhar o crescimento do município. Já definimos que todo o dinheiro arrecadado do IPTU, R$ 1,2 milhão, será para construir o Pronto Atendimento. Esperamos a aprovação do projeto pela Vigilância Sanitária e queremos começara obra o quanto antes para que, no primeiro trimestre de 2010, o PA esteja atendendo”, declarou. Atualmente a prefeitura tem convênio com hospital privado e são repassados R$ 250 mil mensais para consultas, internações e pequenos procedimentos.

A Firjan apontou que Lucas do Rio Verde tem o melhor IDM de Mato Grosso. cuiabá é a 2ª. De acordo com a assessoria da federação, os dados são oficiais de 2006 e uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados. Deste modo, constitui-se uma importante ferramenta de gestão pública e de accountability democrática. A defasagem temporal de três anos entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Com efeito, somente em 2009 foi possível reunir concomitantemente dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano sob análise A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros, apresentando uma série anual, de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais.

 

Leia ainda
Lucas, Cuiabá e Nova Mutum têm melhor desenvolvimento

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE