O projeto de ampliação do prédio do fórum da comarca de Nova Mutum será apresentado daqui a pouco ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Silvério Gomes pelo prefeito Lírio Lautenschlager, o presidente da Câmara, Unírio Schirmmer, o juiz Gabriel da Silveira Matos, além de vereadores. Só Notícias teve acesso a informação de que o projeto levado por Mutum tem 1.334m² e exige investimentos na ordem de R$1,4 milhão. Entretanto, em reunião prévia com assessores do tribunal foram orientadas algumas mudanças de ordem técnica, principalmente no que se refere à segurança para os magistrados e da estrutura como um todo, que devem impactar na metragem e no orçamento final.
A ampliação do Fórum será uma ação conjunta dos poderes judiciário, executivo e legislativo. Desde a instalação da comarca, em dezembro de 2004, o volume de serviços no judiciário aumenta diariamente e já falta espaço físico. "Não temos mais onde arquivar os processos e há dificuldade para os funcionários desempenharem suas atividades", disse o juiz Gabriel.
A ampliação é importante para abrigar também uma futura terceira vara. Hoje, tramitam na comarca, que é de primeira entrância com duas varas, cerca de 8 mil processo, entre criminais, civis e relacionados a infância e juventude. Os dois terrenos para a obra, que juntos somam 2 mil m², já foram doados prefeitura.