A elaboração da Carta de Mato Grosso contém todos os questionamentos feitos pelos participantes e também as propostas dos palestrantes apresentadas durante os dois períodos do seminário "Mato Grosso Contra a Pedofilia e os Objetivos do Milênio – ODM". Todos os aspectos foram discutidos entre os elaboradores e somente nesta quinta-feira à imprensa e participantes terão acesso às informações.
O documento foi confeccionado por onze pessoas representando o Conselho Regional de Psicologia, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Contra Criança e Adolescente, Núcleo de Assistência Social da UFMR, Polícia Rodoviária Federal e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, a carta terá pelo menos 40 propostas basicamente direcionadas ao enfrentamento da violência contra a criança e adolescentes. "O documento terá ações que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso e também as perspectivas para combater a pedofilia no Estado", antecipou ela, garantindo que o documento será entregue para o senador Magno Malta.