PUBLICIDADE

Municípios mato-grossenses criam câmara técnica para discutir ICMS

PUBLICIDADE

Representantes de 30 municípios produtores de Mato Grosso se reuniram, hoje, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para discutir a queda nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Durante a reunião foi criada uma câmara técnica que, com a colaboração da AMM, irá debater os assuntos e definir as providências a serem tomadas. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Zé Carlos do Pátio, que prometeu levar as discussões para a Assembleia Legislativa.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, afirmou que a Associação disponibilizará o espaço e o apoio técnico necessário, de forma imparcial, para a condução dos trabalhos. Ele também lembrou que todos os municípios possuem dúvidas sobre a arrecadação do ICMS e encontram dificuldades em acessar os dados do Governo do Estado. “Já discutimos a falta de transparência do estado sobre a arrecadação do imposto com o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, e também já tentamos judicialmente ter acesso aos dados para verificar se está ocorrendo alguma inconsistência nos repasses para os municípios”.

O primeiro assunto a ser debatido na câmara técnica é a resolução 168/2007, que alterou a forma das transferências dos produtos in natura entre filiais de uma mesma empresa e que estão em cidades distintas. Ela retirou o custo do frete nas respectivas transferências, informando apenas o valor do produto na movimentação. Esta mudança influenciou diretamente no cálculo do valor adicionado e, por consequência, no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

O prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, que convocou a reunião, destacou que não se trata de uma disputa entre municípios e sim de esclarecer as dúvidas e cumprir a legalidade. “Queremos apenas que o direito de cada município seja respeitado em relação ao ICMS, pois as perdas de receita em momento de crise é algo muito sério”.

Todos os representantes dos municípios concordaram com a criação da câmara. O prefeito de Vera, Nilson Vigolo, solicitou o acompanhamento dos trabalhos por um técnico da Associação. “Acredito que a câmara técnica é o espaço ideal para essa discussão, com o apoio técnico da AMM e dos consultores das prefeituras envolvidas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE