O Ministério Público Federal no Mato Grosso apontou diversas mudanças que devem ser feitas no aeroporto João Figueiredo, de Sinop, para que não seja interditado. As adequações, que já estão programadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), serão acompanhadas pelo MPF.
A Anac, que apresentou um plano de ação corretiva, identificou durante uma inspeção que o revestimento asfáltico da pista apresenta envelhecimento em toda a extensão e precisa ser recapado. Apesar das fissuras na pista, a Anac garante que não houve deformação no pavimento e por isso não oferece perigo para os procedimentos de pouso e de decolagem das aeronaves.
Em abril, o Ministério Público Federal chegou a pedir a interdição do aeroporto, mas o pedido foi suspenso porque a Anac garantiu que as fissuras na pista não oferecem riscos para o porte das aeronaves que utilizam o aeroporto.
O 4ª Batalhão de Bombeiros em Sinop também foi oficiado pelo MPF para que informe detalhadamente as providências adotadas para solucionar o problema da ausência de serviço contra incêndios.