O Ministério Público Federal em Sinop instaurou inquérito para apurar os valores recebidos e aplicados no Programa Projovem, do governo federal, nos 25 municípios que compõem a jurisdição, entre eles, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta. As respectivas prefeituras devem encaminhar a quantidade de repasses financeiros relacionados entre os exercícios de 2011 a 2013, em menos de 30 dias, bem como a lista dos beneficiários. O objetivo é apurar o correto investimento.
O Projovem objetiva a formação profissional de jovens de baixa renda contextualizada ao mercado de trabalho, para permitir a inserção socioeconômica deles. Criado em 2005 e reestruturado em 2008, é uma extensão da Política Nacional de Juventude e se divide em quatro modalidades, voltada aos jovens com diferentes perfis. Cada uma é gerida por um órgão federal diverso.
Compõem a jurisdição ainda os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Cláudia, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.