Faleceu, agora há pouco, em São Paulo, o ex-deputado federal Homero Pereira (PSD), 57 anos. Ele estava na UTI e lutava contra câncer. O parlamentar foi transferido, semana passada, de Cuiabá para a capital paulista em estado muito grave. O corpo de Homero, que era líder da Frente Parlamentar da Agricultura, ex-coordenador da bancada federal de Mato Grosso, deve ser trasladado hoje para Cuiabá. O velório será esta noite, no auditório da Famato -Federação da Agricultura de Mato Grosso. O sepultamento está previsto para esta segunda-feira, às 11hs.
“Perdemos um grande companheiro, muito novo, trabalhou no meu governo, como diretor Indea e foi um grande líer para o agronegócio de Mato Grosso. Deixa uma lacuna imensa na política”, lemantou, em entrevista ao Só Notícias, o senador Jayme Campos (DEM).
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), líder da Minoria na câmara, disse que perde “um amigo e um defensor intransigente da agricultura e pecuária brasileira. Nosso mais profundo sentimento de pesar a toda a família”.
O deputado José Riva (PSD) disse, ao Só Notícias, que “Mato Grosso perdeu um grande trabalhador, um homem que se entregou a causa pública, pela defesa do Estado. Quando ele abraçou a quesão do código florestal, a gente viu a grande abrangência da liderança do Homero no país, na Frenete Parlamentar da Agriculutra. Quem mais perde é a sua família. Ele era uma pessoa muito pura. Nos últimos dias, quando nos aproximamos, vi o apego que ele tinha com dois filhos e com a esposa. Homero deixa um legado muito grande para o Brasil”, lamentou.
A Famato – Federação da Agricultura de Mato Grosso – divulgou nota de pesar lembrando que Homero era “respeitado nacionalmente por seu empenho na vida pública, ele conquistou importantes cargos no poder legislativo. Foi líder da bancada rural na Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na Câmara dos Deputados, sempre esteve à frente das discussões mais importantes do Congresso Nacional, em especial na votação e aprovação do novo Código Florestal. Homero também presidiu a Famato e o Senar-MT no período de 2006 a 2010. Corajoso e determinado, Homero sempre se preocupou com o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Somos gratos por sua dedicação e pelos momentos compartilhados, seja no âmbito pessoal ou profissional, porque foram experiências marcantes e ricas em aprendizado. Mato Grosso está em luto. Perdemos um grande líder”, expõe a entidade.
O prefeito da capital, Mauro Mendes, decretou luto oficial de 3 dias. “Em nome de todos os servidores e cidadãos de Cuiabá, manifesta pesar pelo falecimento do deputado Homero Pereira e expressa condolências a todos os seus familiares e amigos por sua perda”, consta na nota enviada pela prefeitura.
Homero lutava há cerca de um ano contra câncer. Os médicos acabaram retirando seu estômago na tentativa de acabar com a doença. O deputado decidiu abrir mão de seu mandato e se dediciar totalmente “pela vida”. Ele foi aposentado, mês passado, e sua vaga passou a ser ocupada pelo petista Saguas Moraes.
(Atualizada às 14:21h)
Leia ainda
Savi diz que Mato Grosso perde grande referência com morte de Homero
Assembleia decreta luto de 3 dias pela morte de Homero