Morreu hoje o primeiro prefeito de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop). Olídio Pedro Bortolas tinha 85 anos e faleceu em casa. O velório é no Clube da Terceira Idade e sepultado ocorre às 16:30h, no cemitério municipal.
Ele governou o município entre 1993 e 1996, sendo reeleito para uma nova gestão entre 2001 e 2004. Natural de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, Olídio chegou em Mato Grosso em meados de 1980, chegando em Santa Carmem junto com sua esposa Nair e os sete filhos ainda no início da colonização do município. Atuando como madeireiro, foi crucial para a emancipação de Santa Carmem em 1991.
Patriarca da família Bortolas em Santa Carmem, Olídio também era avô do atual prefeito Rodrigo Audrey Frantz e do vice-prefeito Pablo Liberal Bortolas. Era vinculado ao PSDB e conhecido por sua simplicidade e humildade.
Em nota, a prefeitura de Santa Carmem manifestou pesar pela morte e decretou luto oficial por três dias. O município também determinou ponto facultativo nesta quarta-feira.