O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, reuniu-se, esta manhã, com o governador Pedro Taques, senadores e deputados mato-grossenses para tratar da emancipação do campus da universidade federal de Rondonópolis. A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder também esteve na audiência e expôs para o ministro a importância de expansão para sanar o déficit de instituições universitárias em regiões que atualmente são polo.
Janine considerou que existe um parecer favorável para este pleito uma vez que o avanço educacional é uma prioridade. “Independente de qualquer atuação política, o MEC tem interesse em atender esse pleito, nós buscamos sempre melhorias para a área da educação e Rondonópolis tem um grande população que será beneficiada, além de outras cidades na região que podem também usufruir desse desenvolvimento”, disse.
O processo de emancipação já está com parecer favorável e agora é necessário o encaminhamento do tramite da documentação para análise da presidente.
Se for emancipada, a UFMT em Rondonópolis passa a ter autonomia em vários aspectos como ter orçamento próprio e decidir a criação de cursos.