sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Bolsonaro diz que governo federal não vai se opor ao projeto de Mauro para expandir ferrovia até Mutum e Lucas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro disse, hoje, que o governo federal não vai se opor ao projeto do governo de Mato Grosso que lançou edital da ‘ferrovia estadual’, visando expandir o ramal de Rondonópolis até Cuiabá e depois a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com cerca de 700 km de extensão.

“O Tarcisio (Freitas, ministro da Infraestrutura) tem todo um planejamento para concessões dessas ferrovias. Se o governo federal quiser fazer, é um direito dele aplicar com a iniciativa privada. Do nosso lado, temos um planejamento, uma programação que quem investe nesta área está feliz conosco”, afirmou, em entrevista exclusiva à Rádio Capital, em Cuiabá. “Não vamos impedir, nem temos poderes para isso, mas a responsabilidade passa a ser exclusiva do respectivo governador”, emendou.

Do grande terminal da Rumo em Rondonópolis até Cuiabá são 250 km de trilhos e até Lucas do Rio Verde mais 250 km no que o governo de Mato Grosso define como a primeira ferrovia do Estado. O governador Mauro Mendes prevê que a iniciativa privada investirá R$ 12 bilhões só na construção da ferrovia, com projeção de 235 mil empregos diretos, indiretos, temporários e aponta que a ferrovia estadual terá grande importância para ajudar no escoamento da produção de 120 milhões de toneladas de grãos que Mato Grosso deve alcançar em 10 anos.

Jair Bolsonaro também declarou, hoje, que seu governo voltou a priorizar o modal ferroviário. “O mais importante no Brasil é a Ferrovia Norte-Sul, com pouco mais de 4 mil km, que vem do Maranhão, passa por Goiás, Tocantins e acaba lá no porto de Santos (SP). E depois tem o que a gente chama de costelas (ferrovias da Integração Centro-Oeste -FICO- que deve passar por mais de 15 municípios de Mato Grosso), a Ferrovia Leste-Oeste, a Ferrogrão (projetada para ligar Sinop a Miritituba), dentre tantas outras. Isso é feito com recurso privado, o governo federal não tem dinheiro para investir nessa área. Mas, estamos estimulando e facilitando a empresas que estão fazendo essas ferrovias no Brasil”, acrescentou.

Neste sábado, em Sinop, o ministro Tarcisio Freitas estará participando de uma mobilização com lideranças políticas e do agronegócio, às 10h, no centro de eventos Dante de Oliveira, para fortalecer as ações que vão viabilizar a construção dos 933 km de trilhos de Sinop a Miritituba (PA) para escoar grande parte da produção e transportar com menor custo no frete insumos agrícolas, combustível e demais produtos.

O presidente vai a Cuiabá, nesta quinta-feira de manhã, e participa em um hotel do seminário regional ‘Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade Centro-Oeste’. Em seguida, ele irá a uma aldeia indígena na região Parecis, local ainda não divulgado e deve retornar, à tarde, para Brasília.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

Governador anuncia inteligência artificial para evitar desmatamento químico em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje que Mato Grosso...
PUBLICIDADE