PUBLICIDADE

Ministério Público defende que Ficha Limpa seja julgada em outra ação

PUBLICIDADE

O procurador-geral de República, Roberto Gurgel, enviou hoje (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer opinando pelo arquivamento dos recursos relativos ao registro do ex-candidato do PSC ao governo do Distrito Federal (DF), Joaquim Roriz. Ele também defendeu que, com o arquivamento, a validade da Lei da Ficha Limpa seja analisada em outro recurso.

No parecer, Gurgel afirma que a pretensão do recurso era reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para liberar a candidatura de Roriz. "Esse objetivo, evidentemente, ficou esvaziado em razão da renúncia do recorrente [Roriz] à candidatura". Ele ainda afirma que não há outra conclusão "senão a de que os presentes recursos perderam o objeto". Roriz desistiu de ser candidato na última sexta-feira e sua mulher, Weslian Roriz, assumiu seu lugar na campanha.

O procurador ainda lembrou que o STF tem entendimento anterior que diz que não se pode desistir de recurso quando já ocorreu julgamento sobre ele. Entretanto, lembrou que no caso de Roriz, o julgamento não foi concluído, pois não houve proclamação do resultado.

Para Gurgel, o fato de o julgamento ter tido repercussão geral – o que causou dúvidas sobre a possibilidade de a Ficha Limpa ser julgada mesmo com a desistência – não impede o arquivamento. Gurgel acredita que a norma deva ser analisada em outros casos semelhantes.

"Havendo desistência deste caso específico, outros seguirão o rito do recurso repetitivo, sem prejuízo da formulação de uma orientação do Supremo Tribunal Federal quanto à matéria de direito existentes nos inúmeros recursos sobre o tema", disse o procurador.

Caso seja acatada amanhã (29) pelos ministros do STF, o posição de Gurgel descarta o julgamento da última semana e os ministros precisariam votar novamente, um a um, em cima de um novo recurso. Entretanto, como as posições já são conhecidas, a expectativa é de que os ministros não se prolonguem muito nos votos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE