PUBLICIDADE

Max estaria em vantagem para permanecer na 1ª secretaria da Assembleia; eleição é na 5ª

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, marcada para a próxima quarta-feira (10) se encaminha para um consenso que deve reconduzir o deputado Eduardo Botelho (DEM) para o terceiro mandato consecutivo à frente do parlamento estadual. A disputa para a 1ª secretaria também avançou e, por enquanto, o deputado Max Russi (PSB) leva vantagem sobre Janaína Riva (MDB).

O nome de Botelho na presidência é quase consenso desde o começo e nunca chegou a ser ameaçado. Ele caminha para repetir feitos do ex-deputado José Riva, que manteve-se por muitos anos seguidos comandando a Assembleia na década passada.

Conforme Só Notícias informou, o único parlamentar que contesta o a candidatura é Lúdio Cabral (PT). Até mesmo o deputado Ulysses Moraes (PSL), que adepto de discursos moralistas e que não se encaixa no bloco de apoio ao governo, evita falar sobre o assunto e desconversa quando é questionado.

A dúvida está na 1ª secretaria, responsável pela ordenação de despesas do parlamento, ou seja, pelo dinheiro da casa e é considerado segundo cargo mais importante. Neste momento, Max Russi, que ocupa o cargo, leva vantagem sobre Janaína, que deve ser conformar em manter-se vice-presidente esperando que Botelho deixe o Legislativo rumo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no lugar de Waldir Teis, prestes a se aposentar.

Qualquer que seja o cenário, ele apresenta-se positivo para o governo do Estado, que vai manter maioria e um dos seus apoiadores, ou todos, nos principais cargos de direção do parlamento, o que facilita a aprovação de projetos de interesse do Executivo. Oficialmente, o governador Mauro Mendes (DEM) manifesta-se pela neutralidade e respeito à independência dos poderes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE