quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro Carvalho diz que falta transparência na gestão da prefeitura de Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: arquivo/assessoria)

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho fez duras críticas ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), esta manhã, e mencionou falta de transparência, coerência e técnica da gestão que autoriza reabertura parcial do comércio no ‘auge da pandemia’. “Lá atrás quando não havia necessidade de fechar (os comércios) e não existia nenhum caso em Cuiabá e ele (Emanuel Pinheiro) foi literalmente contra. A prefeitura foi literalmente contra, dizendo que o governo do Estado não tinha que opinar. Fechou tudo e, agora, no auge da pandemia ele abre. Ou seja, não tem coerência, técnica nem conceito. É lamentável a forma e falta de respeito da prefeitura de Cuiabá”, disse o secretário-chefe da Casa Civil,  à Rádio Capital.

Segundo dados do boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde, Cuiabá é a cidade com maior número de casos de Coronavírus, em Mato Grosso. Desde o início da pandemia são 795 casos. Desses, 568 estão em monitoramento, 216 se curaram da doença e 11 pessoas morreram (2ª com mais vítimas).

Na semana passada, o juiz Onivaldo Budny, da Vara Especializada da Fazenda Pública, autorizou o governo de Mato Grosso a fiscalizar os leitos exclusivos da Covid-19 da prefeitura de Cuiabá. A autorização foi concedida porque  o município impediu que fosse realizada a ação.

Um dos motivos da fiscalização é que existe o cofinanciamento estadual dos leitos de UTI destinados à Covid-19, ou seja, o Estado paga pelos leitos. A prefeitura encaminhou à secretária estadual de Saúde plano de contingência municipal para solicitação de habilitação de leitos hospitalares (UTI) exclusivos para tratar do Coronavírus, junto ao Ministério da Saúde.

A solicitação foi validada pelo ministério da Saúde nos termos da portaria nas seguintes unidades de saúde municipal: 10 leitos no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá; 60 leitos no Hospital Municipal de Cuiabá e 30 (trinta) leitos no Hospital São Benedito, portanto, 100 leitos”.

O município recebeu repasse do Ministério da Saúde (Fundo da Saúde) ao Município, por leito de UTI destinado a Covid-19 é R$ 1, 6 mil por dia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...
PUBLICIDADE