PUBLICIDADE

Maluf avança na implantação da “gestão eficiente” no Tribunal de Contas com ministro do TCU

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal de Contas do Estado avançou nas tratativas para a implantação da governança pública no órgão de controle externo, esta manhã, numa reunião entre o presidente do TCE-conselheiro Guilherme Antônio Maluf com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, em Brasília. Ele afirmou que  que a governança é uma forma de gestão eficiente, já desenvolvida na iniciativa privada e que é fundamental para os órgãos públicos implementarem e implantação na Corte de Contas servirá como “embrião” para que seja expandida para outras instituições.

“Estamos hoje dando os primeiros passos para a implantação da governança pública no TCE, que sirva de embrião e possa também avançar para os municípios, Governo, Assembleia Legislativa e todas as instituições. A governança pública é de suma importância para que possamos preparar o Estado para o crescimento e entrega para a sociedade do melhor produto”, afirmou Maluf.

Nardes elogiou a iniciativa do TCE em buscar a implantação da governança pública. “Com uma boa governança, o Estado terá condições de se preparar para entrar futuramente na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne países mais desenvolvidos do planeta. O Brasil está se encaminhando para isso e Mato Grosso tem que seguir na mesma toada, ou seja, estar na mesma capacidade que o Brasil tem hoje. Então, essa atitude do presidente do Tribunal de Contas é de grande valia e estamos à disposição para trabalhar juntos”, afirmou.

O protagonismo assumido por Mato Grosso ao longo dos anos pode representar em mais avanços com a governança pública, na avaliação do ministro. “Mato Grosso é líder no agronegócio, portanto, é um Estado que todo mundo está voltando a atenção. Conheço Mato Grosso desde os anos 80 e sei que está se transformando em um líder em nível nacional. Com boa governança, terá planejamento estratégico para 2030, 2040 e o Tribunal de Contas também assume liderança em nível estadual. Quero cumprimentar o presidente Maluf por sua decisão, a sua atitude é muito importante para o futuro do Estado”, parabenizou o ministro Augusto Nardes.

A implantação da governança pública no Tribunal de Contas do Estado contará com a participação e orientação do TCU. “Vamos nos incorporar nesse projeto, já implantamos no Brasil, no TCU e aos poucos vamos implantando em Estados que tem perspectiva de futuro muito grande, como Mato Grosso”, confirmou Nardes.

Governança Pública é definida pelo decreto em 2017 como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE