PUBLICIDADE

Mais de 85% dos candidatos enviaram prestação de contas parcial em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dos 10.004 candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano em Mato Grosso, 8.895 entregaram a prestação de contas parciais de suas campanhas, discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados. Este número representa 88,91%  do total, acima da média nacional. O prazo para a prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral terminou na última terça-feira.

O percentual atingido por Mato Grosso coloca o estado em quarto lugar no país, ficando abaixo apenas de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins, que alcançaram, respectivamente, os percentuais de 90,95%, 90,88% e 89,08%.

A prestação de contas parcial é realizada, exclusivamente, por meio eletrônico, especificamente no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE 2016). De acordo com a Resolução nº 23.463/2015 do Tribunal Superior Eleitoral, todos os partidos políticos e candidatos são obrigados, durante a realização das campanhas eleitorais, a entregarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas, para que seja divulgada à sociedade, por meio de página criada na internet para esse fim. Os candidatos a vice-prefeito prestam contas em conjunto com o prefeito.

Os candidatos devem informar à Justiça Eleitoral os recursos em dinheiro recebidos para financiamento de sua campanha, em até 72 horas, contadas do recebimento. Já a prestação de contas parcial, realizada entre os dias 9 a 13 de setembro, deve constar todos os registros das receitas e despesas de campanha desde seu início até o dia 8 de setembro.

Todos os candidatos e partidos políticos devem realizar a prestação de contas finais. Para os que concorrerem somente no 1º turno, o prazo de entrega à Justiça Eleitoral é 1º de novembro deste ano. Havendo segundo turno, os candidatos e partidos que dele participarem, devem prestar contas até 19 de novembro, ocasião em que prestarão contas dos dois turnos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE