O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) chega a mais um Estado: o Mato Grosso. O governador Blairo Maggi assina o convênio de adesão amanhã, às 9h, no salão nobre do palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença do secretário-executivo do Programa no Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira.
Inicialmente, o Pronasci vai viabilizar ações estruturais e investimentos que têm por finalidade a modernização das instituições de segurança pública e do sistema prisional, a valorização dos profissionais de segurança, o enfrentamento à corrupção policial e ao crime organizado.
"Sem capacitar, qualificar, investir em recursos tecnológicos e atividades de inteligência não podemos garantir resultados satisfatórios quando a questão é reprimir ações criminosas”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho. “A violência também pode ser combatida preventivamente, com o foco nas crianças e adolescentes, alvos vulneráveis ".
Com a adesão ao Pronasci, o Estado reforçará suas prioridades, como a repressão contra quadrilhas na fronteira com a Bolívia que atuam no tráfico de drogas e roubo de veículos, implantação do policiamento comunitário, a modernização e integração de todos os sistemas de dados e de comunicação necessários.
Segurança cidadã – O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das ações de repressão. Os projetos integram União, estados, e municípios. O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Hoje, o Programa está presente em 96 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Até 2012, serão investidos R$ 6,7 bilhões.