segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Lideranças de Cláudia definem propostas para evitar criação de parque

PUBLICIDADE

Será amanhã, às 19:30h, na Câmara Municipal de Cláudia, a reunião das lideranças do município para discutir propostas a serem apresentadas para o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado. As lideranças, em sua maioria, são contrárias à criação do Parque Estadual das Castanheiras e buscam alternativas para evitar a criação do mesmo.

A reunião deverá contar com a presença do prefeito Altamir Kurten, vereadores, clubes de serviços, associação dos madeireiros, entre outras entidades, que formaram comissões na última reunião. Cada comissão vai apresentar propostas e cerca de 3 ou 4 deverão ser acolhidas pelas autoridades.

As lideranças querem a preservação do meio ambiente sem afetar a economia local. A reunião com o secretário Marcos Machado será no próximo dia 09, quando ele estará visitando o município.
O projeto de criação do parque envolve terras produtivas e regularizadas. O prefeito Altamir Kürten afirmou que se o parque for criado de acordo com o tamanho proposto pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) – cerca de 383 mil hectares, (área compreendida ao lado direito da BR-163 começando bem próxima da divisa de Sinop e Claudia) a economia local ficará inviabilizada. O Greenpeace tem feito pressões para que a a área de reserva seja criada considerando que há uma grande quantidade de Castanheiras, cuja derrubada é proibida, mas que muitos ainda insistem em derrubá-las.

A proposta do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) reconhece o local como uma área possível de preservação em torno de 172 mil hectares. As ONGs propõem um parque que compromete 50% de Claudia, que atualmente tem 14 mil habitantes.

O município quer firmar parcerias para reflorestar cerca de 15 mil hectares, dando prioridade ao plantio de Castanheiras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE