O prefeito Nilson Leitão, o vice-prefeito de Sinop, Aparecido Granja, e os secretários de Economia, Asterio Gomes e de Governo, Aluizio Pereira de Barros, estão reunidos, neste momento, com vereadores. O encontro é na câmara.
Eles estão solicitando que os vereadores votem logo o projeto autorizando a prefeitura a contrair empréstimo para começar a implantação da rede de esgoto em Sinop.
O projeto é uma consulta prévia junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- para a Prefeitura de Sinop conseguir financiamento de R$ 40 milhões para iniciar a implantação da rede de esgoto.
“O prazo está se esgotando e vamos pedir apoio dos vereadores para que seja analisado com urgência para que possamos cumprir todas as etapas burocráticas”, explicou o vice-prefeito Aparecido Granja. O município terá 36 meses de carência.
Em março deste ano, no Rio de Janeiro, o prefeito Nilson Leitão reuniu-se com a diretoria do BNDES e iniciou as conversações para implantar um projeto viabilizando 40% da rede de esgoto para Sinop. O projeto foi apresentado na Câmara de Sinop no dia 19 de abril e até agora não houve uma decisão.
Nessa primeira etapa o planejamento é implantar rede de esgoto na área a partir da avenida das Palmeiras até a Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás – Itaúbas (Leste-Oeste). “Quando a cidade tiver o esgoto para a população com certeza atrairemos muito mais recursos para nosso município, pois a maioria das empresas consulta o IDH – índice de desenvolvimento humano para suas decisões de investimento. Com o esgoto reduziremos ainda mais as necessidades nos nossos postos de saúde, pois sabemos que muitas doenças são decorrências da falta de esgoto. Assim como no ano 2000, a maioria dos problemas de saúde da população eram oriundos da água e conseguimos eliminar esse problema, agora, com esse investimento, sabemos que a saúde da população ficará ainda melhor, “ disse, por intermédio da assessoria, o prefeito Nilson Leitão.