Projeto de Lei Complementar de autoria do deputado Renê Barbour (PPS) pretende viabilizar a educação superior gratuita em São José do Rio Claro (MT) com a construção da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). A proposta lida em setembro deste ano teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e se encontra na Comissão Especial para ser encaminhado ao Plenário para votação.
Segundo dados de pesquisas, a educação nas universidades públicas é um problema que afeta todo o país. Os levantamentos feitos apontam para os altos custos de matrículas cobradas em faculdades particulares. Em 2004, um aluno de curso superior gastou em média, R$ 589,74 totalizando ao final do ano, R$ 7.076,86.
Para o deputado, a criação de um campus da UNEMAT no município de São José do Rio Claro representa a realização de sonhos e desejos da população daquele município e irá contribuir na qualidade do mercado de trabalho local e ainda possibilitar aos jovens e adultos, trabalhadores do município e região, a graduação sem que precisem migrar para os grandes centros em busca de formação.
“Atualmente, os alunos gastam tempo e dinheiro tendo que se deslocar para a capital e outros estados em busca de formação superior porque não existe uma universidade que ofereça cursos desses níveis”, afirmou Renê.
Além disso, o parlamentar acrescenta que, a Unemat contribuirá também na formação de docentes, preparando-os para atuarem na educação básica das unidades escolares do sistema de ensino, melhorando significativamente a sua qualidade profissional. “Se governo encampar a iniciativa atenderá ainda os profissionais de ensino que poderão se especializar com cursos destinados a clientela escolar”, disse Barbour.