O líder da minoria na Câmara dos Deputados, Nilson Leitão (PSDB), da Comissão de Agricultura, foi designado para fazer parte da missão técnica que vai, na próxima 3ª feira, a Nova Zelândia e Austrália, conhecer o setor do agronegócio que é referência mundial em ambos os países. O foco é conhecer os avanços na pecuária leiteira, reconhecida pela produção de alta qualidade alinhada ao baixo custo, as áreas de ovinocultura, pecuária de corte, vitivinicultura, produção de hortaliças, frutas, grãos e técnicas de irrigação. Além das visitas em campo, os parlamentares participam de reuniões em instituições e universidades que irão apresentar as tecnologias utilizadas e explicar como podem ser adaptadas para alavancar a produção no Brasil.
“Estamos em um país favorável com o clima e o solo, logo, precisamos trocar experiências e conhecer com maior propriedade técnicas mais modernas para que a qualidade de nossa produção seja cada vez mais aperfeiçoada”, disse Nilson Leitão, através da assessoria.
O Brasil é um maiores em produção e exportação de vários produtos como soja, milho, carne, café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar, suco de laranja e outros. Mas Leitão aponta que o “Brasil encontra-se em um estado de calamidade devido à má gestão do governo que não investe em estradas para escoamento das safras, modernização dos portos e aduanas, muito menos investe nos pequenos e médios produtores que são os grandes responsáveis pela produção para consumo interno do país. Mato Grosso é um exemplo claro do descaso. O estado, que é o maior produtor de grãos do país, não possui estradas adequadas para transporte dessa safra. Atualmente existe apenas uma rodovia para transporte e que está em péssimas condições”, critica.
Membros do governo, de entidades de classe do setor representando cada Estado, produtores rurais e técnicos fazem parte da missão oficial.