PUBLICIDADE

Juiz sondado para ser “candidato de Lula” ao governo de MT

PUBLICIDADE

O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, sondou o juiz federal Julier Sebastião da Silva sobre a possibilidade de ser o candidato do presidente Lula ao governo de Mato Grosso e reforçar o palanque da petista Dilma Rousseff no Estado. A sondagem foi feita em reunião confirmada ontem pelo magistrado.

Um dos principais incentivadores da campanha presidencial de Dilma (atual ministra-chefe da Casa Civil e que conta com apoio de Lula para 2010), Dirceu convidou Julier para um encontro na quinta-feira (26) no seu escritório político em São Paulo. Na ocasião, o dirigente petista apresentou números de pesquisas sobre a sucessão estadual e conclamou Julier a representar o grupo de partidos ligados ao presidente.

Julier confirmou a reunião que durou cerca de 1h15, mas frisou que o encontro serviu apenas para uma avaliação da conjuntura regional e nada foi definido. A sondagem ao juiz que tem até abril para renunciar ao cargo se quiser ser candidato, no entanto, ocorre no momento em que até mesmo partidos que apóiam para eleição de governador o atual vice Silval Barbosa (PMDB) reconhecem que o peemedebista tem patinado nas pesquisas de intenção de voto.

Dirceu sondou Julier porque o petista reconhece que Silval tem crescido pouco, segundo ele, nas pesquisas, mesmo contando com apoio prévio do PT e do PR do governador Blairo Maggi. Enquanto isso, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), estaria mantendo boa vantagem na liderança das pesquisas apesar dos escândalos recentes que atingiram o Executivo, como a greve dos médicos da rede pública.

Ex-todo-poderoso do governo até o escândalo do Mensalão e um dos maiores confidentes de Lula, Dirceu acredita que Julier poderá ser candidato se o magistrado obtiver em Mato Grosso apoio dos partidos que apóiam o presidente. O juiz que foi apontado nas pesquisas encomendadas pelo petista como alguém que confronta a corrupção seria candidato por alguma legenda que integra a aliança nacional capitaneada pelo PMDB, PT e PR. Essas siglas que já convidaram Julier para filiar com vistas a 2010.

O presidente estadual do PR, deputado federal Welinton Fagundes, reconheceu em entrevista ao jornal A Gazeta que o vice-governador Silval Barbosa precisa intensificar a pré-campanha na Baixada Cuiabana, mas diz que o desempenho do atual vice-governador é bom no momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE