Os 27.231 eleitores da 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde, também deverão comparecer às urnas no dia 23 de outubro para votar se são contra ou a favor ao comércio de armas e munições no país. O juiz eleitoral Túlio Dualib Souza disse ao Só Notícias, que já estão se preparando para a votação, e está otimista com a participação da população.
“No ano passado, Lucas do Rio Verde foi exemplo de cidadania, de politização do cidadão. Nós tivemos o comparecimento de 92% dos eleitores nas urnas, no dia da eleição. Eu acredito que essa quantidade deve se repetir. A cidade é altamente politizada, e o cidadão mais uma vez está sendo chamado para decidir sobre seu destino, com uma coisa que é importante para o país. Eu acredito que não vamos ter problemas de ausência nas urnas eletrônicas. Vamos fazer um trabalho todo de convocação, e ressaltar ao eleitor, principalmente, que se trata de voto obrigatório”, declarou.
Nas eleições de 2004, o município teve um dos menores índices de abstenção do nortão, com 9%. Em Sinop, 16,81% dos eleitores não compareceram às urnas para votar, em Sorriso 15,21%, Nova Mutum 16,55%, Vera 18,82%, Alta Floresta 14,96% e Colíder 17,85%.
A comarca que compreende os municípios de Lucas, Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá, convocou 292 mesários para o referendo, desses,180 só para Lucas, que terá 54 seções. Itanhangá 13 seções, Ipiranga do Norte 06 e Tapurah 14.