O senador mato-grossense Jayme Campos (DEM) solicitou a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que coloque em prática os programas federais de investimentos prometidos para estradas, ferrovias e portos. De acordo com ele, os problemas de infraestrutura enfrentados para escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso estão comprometendo o crescimento do setor.
Ao Jornal do Senado, o democrata aponta que mesmo com esta adversidade, os produtores mato-grossenses ainda conseguem garantir números positivos para a economia do Estado e também do país. O senador garantiu que, com a colaboração do governo federal, a produção de grãos no Estado, uma das maiores do país, poderia triplicar.
O governo federal até tem alguns projetos para melhorar a BR-163/364, que é o principal corredor de transporte de grãos do Estado. Está em andamento os projetos de duplicação entre Rondonópolis a Cuiabá e também da capital até o Posto Gil. Outro projeto em fase de análise é a instalação de praças de pedágios ao logo desta rodovia federal. Isso garantiria uma concessionária que ficaria responsável por duplicar o restante da rodovia e também mantê-la.
Outro planejamento do governo é com relação as ferrovias. A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, pretende promover parcerias público-privadas (PPP) para 12 trechos e entre eles está o que liga Lucas do Rio Verde a Uruaçu (GO).
De acordo com o projeto, este trecho da ferrovia que passará por Lucas está inserido no grupo 1, com extensão de 2,6 mil quilômetros. Pelo cronograma, para março está previsto a publicação do edital e em abril a licitação com a assinatura do contrato para os meses seguintes. O investimento ainda não foi estipulado.
Pelo planejamento, depois da ligação com Uruaçu, um outro trecho será construído até chegar a Campos (RJ). Outro trecho fará uma ramificação que ligará essa ferrovia aos portos de Vitória e do Rio de Janeiro. Haverá outras linhas, que acabarão por ligar também até o Porto de Santos. Ou seja, será uma nova opção para os produtores mato-grossenses escoarem a produção até o porto paulista.
Além deste trecho até Uruaçu, estão em fase de estudos outras ligações ferroviárias para Lucas do Rio Verde. Uma prevê a ligação com o Porto de Santarém (PA) e uma terceira com o Porto de Porto Velho (RO).