O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), aparece no final da lista dos prefeitos das 26 capitais brasileiras com aprovação popular. Pesquisa do Ibope aponta que ele é o 23º no ranking. Galindo tem 59% de reprovação popular, considerando os eleitores cuiabanos que apontaram sua administração como ruim ou péssima. Ele tem apenas 10% de aprovação (bom e ótimo).
Galindo está “colado” no ranking a Gilberto Kassab, de São Paulo, que tem 47% de avaliação negativa e 17% positiva.
O número 1 do ranking é o prefeito Nelsinho Trad, de Campo Grande (MS) que tem 68% de aprovação e apenas 7% de reprovação do eleitorado da capital sul-mato-grossense.
A pesquisa Ibope Inteligência em Cuiabá foi de 24 a 26 de agosto com 602 entrevistados e margem de erro de 4% para mais ou para menos e registrada no TRE com número 00149/2012.
Para Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência, um dado que chama a atenção é o fato de que, há quatro anos, o número de prefeitos que tinham avaliação positiva era muito maior que a atual. “Hoje, apenas cinco estão nessa situação e, em 2008, tínhamos um total de 14 prefeituras bem avaliadas. Outro dado interessante é que, em 2008, a avaliação média de todas as administrações era de 53% entre ótima e boa. Em 2012, esse mesmo indicador da média cai para 34%”, diz a diretora, através da assessoria.