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Hidrovia é aposta do governo de MT para impulsionar logística

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Uma das principais apostas do Governo do Estado para avançar em sua logística é o projeto hidroviário do rio Paraguai. Quando procurador da República, o governador Pedro Taques (PDT) foi o autor da ação que proibiu a navegação no rio a partir de Cáceres, travando a discussão para desenvolver o modal. Agora, é justamente em sua administração que o projeto começa a sair do papel, com a viabilização do Porto de Santo Antonio das Lendas. Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, explica que, a partir de Cáceres, o projeto de hidrovia não é viável devido aos acidentes geográficos, mas em Santo Antonio das Lendas, que fica cerca de 80 km ao Sul da BR-070, no Km 0 da BR-174, a ação ambiental foi extinta e não existe nada impedindo sua instalação. 

Da mesma forma, o vice-governador Carlos Fávaro (PP) lembra que, ainda durante o período que antecedeu a campanha eleitoral, esteve com Taques na região e o então senador o explicou os motivos que o levaram a propor a ação contra a navegação. “Hoje, 10 anos depois, a tecnologia é outra, com as embarcações adaptadas ao rio e não o contrário, evitando impacto ambiental”, disse. Para o progressista, a hidrovia representa a possibilidade de integração da América do Sul com o Brasil através de Mato Grosso. “Temos que fazer disso uma oportunidade”, ressaltou. Fávaro pondera que não se trata apenas de uma hidrovia para exportação de grãos, maior vocação do Estado, mas de uma grande oportunidade para a integração comercial com os demais países da América do Sul, tanto na compra, como venda de produtos. 

Assim, com o aval do governador para implantar o Porto de Santo Antonio das Lendas, ele avalia que é hora do Estado demonstrar o interesse público para que as coisas aconteçam e isso já é uma determinação de Taques. “O que temos de fazer é sinalizar claramente para o governo federal fazer a parte dele, asfaltando a BR-174 até o porto, para que os investidores comecem a investir”, destacou Duarte. Isso porque a ideia é que o porto de transbordo seja construí- do por meio da iniciativa privada que, segundo o vice-governador, já demonstra interesse no projeto. A pavimentação de 78 km da rodovia, de Cáceres até Santo Antonio das Lendas, já foi conveniada junto ao Ministério dos Transportes, mas as obras ainda não foram iniciadas. 

Além disso, um dos principais entraves seriam as licenças ambientais para a implementação do projeto, mas conforme ressaltou o secretário, as licenças já estão tiradas, de modo que a expectativa é de que as parcerias aconteçam rapidamente, de forma que o modal seja concluído ainda dentro do mandato. Para atrair ainda mais o interesse de investidores, alia-se ao Porto de Santo Antonio das Lendas, a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres.
 

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