sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Henry diz que deputados aliados tinham vantagens para votar com governo

PUBLICIDADE

O ex-líder do PP Pedro Henry (MT) explicou há pouco que outra forma de atrair parlamentares para o partido seria a argumentação de que partidos da base do governo conseguiriam a liberação de emendas parlamentares com mais facilidade. “Todos nós sabemos a importância que da liberação de emendas para os parlamentares e isso não é nada feio, não há nenhuma imoralidade.”

Para mostrar que esse é um argumento forte, ele lembrou que, dos 24 parlamentares que passaram a integrar o PP no governo Lula, 9 eram da oposição (5 do PFL e 4 do PSDB).

O ex-líder do PP, Henry confirmou que convidou deputados de outros partidos para integrarem o partido. “Na função de líder, isso é normal. Confesso que conversei inúmeras vezes com vários deputados, mas nunca ofereci compensação financeira.” O parlamentar admitiu ter oferecido outros tipos de compensações, como relatorias e presidências do PP nos estados.

Segundo Pedro Henry, no governo Lula 24 deputados entraram no PP e 18 deixaram o partido. Desses 24, 17 mudaram para o PP quando ele era líder (2003-2004).
O parlamentar disse ainda que nunca ouviu falar de “mensalão” – suposta mesada paga a aliados pelo PT em troca de apoio ao governo nas votações – antes das denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele disse também que não conhece o publicitário Marcos Valério – apontado como operador do mensalão -, mas que conhece o tesoureiro de PT, Delúbio Soares, de reuniões com o partido. Pedro Henry, fez questão de ressaltar que não tem relações próximas com o tesoureiro

Pedro Henry participa de audiência no Conselho de Ética, onde também comentou as indicações que seu partido fez para as estatais. Ele lembrou-se apenas de quatro – embora admita que possa haver outras indicações que ele desconheça. Seriam cargos no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), em uma secretaria do Ministério da Saúde e duas diretorias, uma na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outra na Petrobras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE