quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Governo vistoria obras em Santa Rita do Trivelato

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi vistoriou nesta quinta-feira obras importantes para a região de Santa Rita do Trivelato e garantiu que o Estado irá continuar apoiando o desenvolvimento da região Norte. Acompanhado de cinco secretários de Estado, oito deputados estaduais, sete prefeitos e empresários e produtores, o governador Blairo Maggi vistoriou obras na região, entre elas a da MT-140, que será um importante corredor para o escoamento da produção e a integração das regiões Norte e Sul do Estado.

Além da manutenção da rodovia, a estrada está sendo pavimentada em alguns trechos por meio da parceria de duas associações de produtores com o Estado. Quando a pavimentação estiver concluída, a produção de municípios como Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, poderá ser escoada via Trivelato passando por Campo Verde – de onde seguirá para o terminal da Ferronorte (em Alto Araguaia) – encurtando, assim, à distância e evitando o tráfego pesado na BR-163. Na região, existe também um convênio com o Estado para a manutenção da MT-240 entre o Posto Gil até a ponte do rio Teles Pires.

A comitiva do governador se deslocou em 22 caminhonetes. Os integrantes do mini-estradeiro partiram de Cuiabá pouco antes das 6h e só retornaram à Capital por volta das 20h. No total, foram percorridos 724 quilômetros, dos quais, 471 quilômetros em estrada de chão, com muita poeira, prejudicando em vários momentos a visibilidade. A partida foi do posto da Polícia Rodoviária Estadual, saída para Chapada dos Guimarães, de onde a comitiva seguiu pela MT-351 até Manso saindo do asfalto e entrando pela MT-020 até chegar a MT-140.

Na comunidade de Lagoa Branca, pertencente à Nova Brasilândia, o governador parou para conversar com o morador José de Oliveira, 55 anos, que mora com a família na propriedade onde cria 400 cabeças de gado. Há 28 anos no local, Oliveira disse ter ficado honrado com a visita das autoridades. “O governador está fazendo um bom trabalho. Seu eu soubesse que ele vinha eu teria preparado um churrasco”, disse. Maggi também parou em outra propriedade pertencente à Nedir Pimenta da Silva e aproveitou para tomar café juntamente com os demais membros da comitiva.

Acompanhado do prefeito de Nova Brasilândia, Ademar Wurzius (PL), Blairo Maggi parou no alto da Serra Azul na MT-140. Segundo Maggi, o governo do Estado vai liberar recursos para cortar a serra, uma das etapas da obra de implantação da estrada que vai ligar o Norte e o Sul. Durante o trajeto percorrido, Maggi e comitiva passaram por máquinas e homens trabalhando na estrada.

O agropecuarista Valmor José de Andrade, sócio-proprietário da Fazenda Paiol, onde a comitiva almoçou, disse que a estrada – MT-140 – já aparecia nos mapas em 1908 e era utilizada como trilha de carroças. “Esta estrada vai encurtar distâncias e promover a integração”, disse Andrade, que destacou as parcerias feitas com o Estado. “É fundamental esse tipo de parceria. Estamos felizes de poder agregar o setor produtivo”, disse o fazendeiro.

O prefeito de Santa Rita do Trivelato, Ilson, ressaltou a presença do governador no interior para acompanhar as obras. “Esse estilo do Blairo Maggi é muito importante. Ele sai do gabinete e vai até o local da obra para ter uma melhor visão do trabalho feito”, observou. Antes do almoço, ao iniciar um breve discurso, o governador apresentou cada um dos integrantes da comitiva – secretários, deputados e prefeitos. Maggi lembrou que o Estado sozinho não pode fazer tudo e nem tem poder para resolver todos os problemas. Por isso, ele destacou a harmonia existente entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público que fazem com que o empresariado e classe produtora participem e compartilhem ações para o desenvolvimento.

“Quem tem que agradecer por estas obras é o governo do Estado que faz estas realizações com o dinheiro dos impostos”, disse Maggi, destacando a contribuição dos produtores para o Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab), que permite a construção de casas e construção e manutenção de estradas. “Vamos continuar apoiando os municípios. Gostei do que eu vi nessa região, que tem muito potencial”, disse Maggi, que também foi vistoriar a ponte de madeira de 220 metros de extensão que cruza o Rio Teles Pires, divisa entre Trivelato e Paranatinga.

De acordo como secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, as obras da MT-140 foram divididas em trechos. De Santa Rita do Trivelato até o Rio Piabas, no entroncamento com a MT-240 até o Rio Teles Pires estão sendo concluídos 65 quilômetros e as obras estão sendo feitas em conjunto entre o Estado e uma associação de produtores, a Assnorte. Após o rio, sentido da Serra Azul, outra associação envolvendo os produtores está tocando as obras de arte, como bueiros e pontes e a sinfra licitou a obra contratando a empresa responsável. “Nesse trecho fica faltando apenas a Serra Azul, com quatro quilômetros, que deverá ser cortada ainda este ano”, informou Marchetti.

As obras incluem ainda um trecho o distrito de Peresópolis e Nova Brasilândia,onde quatro serras estão sendo cortadas e faltam ainda 500 metros de encascalhamento. Os trechos asfaltados na MT vão de Nova Brasilândia a Campo Verde, com 10 quilômetros de asfalto bancados integralmente pelo Governo e mais 45 quilômetros entre Campo Verde e Nova Brasilândia a cargo de uma parceria de produtores rurais e Governo do Estado. “No futuro, vãos pensar num grande consórcio, num mutirão, para asfaltar desde Trivelato passando por Nova Brasilândia”, afirmou o governador Blairo Maggi.

Segundo o prefeito de Nova Brasilândia, Ademar Wurzius (PL), a região, que é forte em pecuária, também começa a investir na agricultura, principalmente com soja e milho. Ele estima que exista uma área de três milhões de hectares que poderia ser incorporado ao processo produtivo. E essa produção poderá ser escoada nesse novo corredor. Já o prefeito de Planalto da Serra, Dênio Peixoto Ribeiro (PFL), disse que a interligação das regiões vai facilitar não apenas o escoamento e as operações arranca-safra, mas também o tráfego de ônibus escolares e ambulâncias. Para o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Ilson,

Integraram a comitiva do governador as seguintes autoridades: secretários de Estado Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), Vilceu Marchetti (Infra-Estrutura), Santos Valle (Adjunto Casa Militar), Yêda Assis (Desenvolvimento do Turismo) e Antônio Augusto Carvalho (Saúde). Os deputados estaduais Mauro Savi (PPS – líder do governo na Assembléia), Zeca D´Ávila (PFL), Joaquim Sucena (PFL), Carlos Brito, Chico Daltro (PP), José Carlos de Freitas (PFL), Pedro Satélite (PPS), João Malheiros (PPS). E ainda os prefeitos de Itiquira, Ondanir Bortolini (PFL), o Nininho; de Rosário Oeste, Zeno José Andrade Gonçalves (PPS), de Juara, Oscar Martins Bezerra (PSB); de Santa Rita do Trivelato, Ilson Matschinske (PPS); Nova Brasilândia, Ademar Wurzius (PL); de Planalto da Serra, Dênio Peixoto Ribeiro (PFL); e de Paranatinga, Francisco Carlos Nascimento (PMDB).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE