quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso lança feira internacional de literatura

PUBLICIDADE

A história, a cultura e os costumes do povo de Loike Kalapala (35), índio da aldeia Nhambiquara, localizada no município de Comodoro, poderá ser conhecida por milhares de leitores que visitarem a Literamérica-Feira Sul-Americana do Livro, que acontecerá entre os dias 20 e 25 setembro próximo, na capital mato-grossense.

“É muito importante que as pessoas conheçam nossa história, nossa aldeia. Elas vão saber que temos valor e isso vai ficar registrado para sempre”, afirmou o indígena, que colaborou para a pesquisa da escritora Anna Maria Ribeiro Costa, autora do livro Hatisu Nhambiquara, lançado nesta sexta-feira (22), junto com o lançamento da Literamérica 2005, no Palácio da Instrução.

A feira, considerada pelos escritores como um dos grandes acontecimentos literários do Brasil, será realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso (AlimeMTo) e reunirá escritores, editores, livreiros e produtores culturais de vários países.

Mais de 130 estandes serão montados no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Os visitantes também poderão participar de oficinas, palestras e seminários. “Temos a certeza de que esse acontecimento vai despertar o hábito de leitura no povo mato-grossense, o evento será importante não só para nós escritores, mas para toda a população”, observou a Anna Maria.

Para o escritor e presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Moisés Martins, a realização da Literamérica 2005 é sinal concreto de valorização da cultura. “Vejo com bons olhos essa ação do governo que mostra, concretamente, que valoriza a cultura. Por muito tempo não tivemos investimentos desse nível no setor”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o evento será uma oportunidade para a exaltação da literatura mato-grossense e para mostrar outros potenciais do Estado.

“Cuiabá será a Capital Sul-americana da literatura. Por meio dessa feira poderemos abrir outras portas para Mato Grosso, seguindo uma orientação do governador Blairo Maggi, de fazer uma integração entre todas as áreas da administração”, ressaltou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE