Política

Governo inaugura nova Escola Militar Tiradentes em Sinop; aulas começam este mês

O governo do Estado inaugurou, esta manhã, a 14ª Escola Estadual Militar Tiradentes em Mato Grosso. A unidade, localizada em Sinop, recebe o nome do 2º Sargento Claudemir França Maciel, tem capacidade inicial para 500 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e funciona no prédio da Faculdade de Tecnologia (Fastech), no bairro Jardim Curitiba.

Mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo para a nova unidade. As matrículas foram realizadas entre os dias 8 e 10 de setembro e as aulas começam no dia 20 deste mês. A disputa também foi grande entre os profissionais da educação, sendo que mais de 600 se inscreveram para fazer parte da nova unidade escolar.

A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da secretaria estadual de Educação (Seduc). O município vai custear o aluguel do prédio.

O secretário Alan Porto enfatizou que a entrega da escola, na data do aniversário de 47 anos de Sinop, marca a virada da educação na cidade. Ele lembrou que há 12 anos não era construída nenhuma sala de aula no município. “Este ano, o governo já entregou o novo prédio da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, no bairro Jardim das Orquídeas, com capacidade de atender até 1.600 alunos. Nesta terça-feira, anunciamos a retomada das obras da Escola Professora Cleufa Hubner, localizada no bairro Jardim das Nações, além de inaugurar a Escola Militar, um anseio de tantos anos”.

O secretário destacou a organização do prédio onde vai funcionar a escola, além de ser muito atrativo, e confirmou que todos os profissionais já foram atribuídos. “Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem de nossos estudantes. A criação das escolas militares é uma destas ações e ocorre com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.

Ele ainda enfatizou o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental foi de 4,5, a menor nota nas escolas militares foi de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb foi de 3,4, nas escolas militares foi de 4,9 a 6,2.

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, destacou a importância das parcerias com o governo do Estado, lembrando que não ocorrem só na educação, mas em todas as áreas. “Lançamos hoje os projetos de duas novas escolas, que serão construídas em parceria com o governo do Estado. Recebemos uma escola nova em maio deste ano e hoje a notícia da retomada da obra de mais uma escola que estava paralisada. Eu não podia estar mais alegre que estou. Esta Escola Militar, falavam dela há muitos anos, mas não se concretizava. Hoje temos a inauguração”.

As escolas citadas pelo prefeito estão previstas para serem construídas no Residencial Nico Baracat – que teve as obras retomadas nesta terça-feira e vai abrigar mais de 1,4 mil famílias – e no bairro Terra Rica. Os projetos ainda serão protocolados pelo município na Seduc.

O diretor da Fastech, Jony Rattmann, elogiou o governo do Estado e a prefeitura. “Feitos grandes, como esse, nós precisamos de gigantes como nosso prefeito, Roberto Dorner, nosso secretário (estadual de Educação) e major Dantas. Esse trabalho está transformando o sonho de escola na escola dos sonhos desses alunos. Agradeço a Deus e a todos”.

Diretor da nova unidade, major PM Manoel Benedito Fernandes Dantas agradeceu o empenho do governador Mauro Mendes, do secretário Alan Porto e do prefeito Roberto Dorner. “O projeto da escola militar em Sinop tem várias impressões digitais, uma luta iniciada lá em 2016 e que hoje se torna realidade”.

Diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Neto afirmou que a unidade não era um sonho apenas da comunidade, mas também da instituição. “Quero agradecer esse momento ímpar, agradecer o secretário Alan Porto que tem trabalhado de forma incansável para fortalecer as unidades militares. Estas escolas são resultado de uma parceria da Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar, e a Secretaria de Educação. Os profissionais unem forças numa gestão compartilhada, para fazermos a melhor educação possível”.

Mato Grosso possui 14 Escolas Militares Tiradentes localizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta, Confresa, Sinop e Vila Rica.

Redação Só Notícias (fotos: assessoria - atualizada 19:50h)