O Governo vai sugerir aos parlamentares estaduais para que reúnam emendas ao Orçamento de 2006 em investimentos para vias urbanas, cujo impacto se espalharia para setores como saúde, educação e melhor condição de vida para a população. A estratégia é um modo de contemplar todos os municípios do Estado com ações.
O tema foi um dos assuntos discutidos na reunião entre o governador Blairo Maggi e seu secretariado, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (03.10). Outros assuntos debatidos foram: reunião no dia 11 deste mês com prefeitos da Baixada Cuiabana para discutir o Programa Pantanal; reunião em 7 de novembro para acertar ajustes do orçamento deste ano; detalhamento do Orçamento entregue na semana passada na Assembléia Legislativa; auditorias em secretarias e órgãos públicos; e pregão e controle eletrônico para aquisição de combustíveis.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, pela idéia de investimento em infra-estrutura, o Governo teria cerca de R$ 85 milhões priorizados para pavimentação, dos quais poderiam ter R$ 48 milhões para o setor. “Ano que vem será um ano difícil em obras. Se pudéssemos concentrar todas as emendas parlamentares, teríamos um belíssimo programa de asfaltamento de vias urbanas, com aproximadamente 48 milhões de emendas”, informa o secretário.
Pelos cálculos de Pagot e o secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, os recursos seriam necessários para a pavimentação de aproximadamente 550 Km a 600 Km em diversas cidades de Mato Grosso, com média de valores diferenciados aplicados em diferentes municípios. “Dá para fazer de três a cinco quilômetros por município. E a pavimentação de rua é melhoria da qualidade de vida. Parece pouco, mas às vezes três ou quatro quilômetros é asfalto em todo o município”, observa.
Segundo Vilceu, obras de infra-estrutura influenciam em melhorias como asfalto de ruas dentro dos municípios, obras de drenagem, o que facilita condições de saneamento. “Se os deputados optarem por incluir emendas para infra-estrutura, teremos como prioridade a infra-estrutura urbana”, diz.
Em 33 meses, a Administração Maggi realizou 150 quilômetros de pavimentação em vias urbanas. Desde o início da gestão, até setembro, o Governo pavimentou 1.700 quilômetros de novas rodovias em Mato Grosso e vai concluir este ano com a construção de 28 mil casas populares em municípios do Estado, acima da meta de 20 mil unidades firmadas para quatro anos de gestão.