O governador Pedro Taques (PDT) e o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, se reuniram, na quarta-feira (24) à noite, com 20 dos 24 deputados estaduais. Este foi o segundo encontro do tipo realizado desde o início da gestão do pedetista à frente do Palácio Paiaguás e, embora o objetivo tenha sido o mesmo, promover uma melhor aproximação entre os Poderes Executivo e Legislativo, a reunião foi mais informal.
Enquanto a primeira ocorreu na própria sede do governo, durante um almoço, esta foi realizada na casa do titular da Pasta responsável pela interlocução do Paiaguás com o Parlamento. De acordo com alguns parlamentares que se fizeram presentes, o clima da conversa foi igualmente descontraído, apesar de a pauta principal ter sido as impressões que os deputados têm do primeiro semestre de mandato do governador.
Membro da base governista, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) classificou a reunião como produtiva para ambos os lados. “O governador foi muito receptivo com tudo que falamos. Ele sabe que é impossível governar sozinho, por isso fez questão de promover essa aproximação. O que nós esperamos agora é que seja algo frequente, que aconteça todos os meses ou, pelo menos, mais três vezes durante o próximo semestre”.
Entre os deputados presentes esteve até mesmo Emanuel Pinheiro (PR), que têm adotado uma postura de oposição ao governo, embora ele próprio se intitule como um “parlamentar independente”. “Foi interessante. É importante que aconteçam esses encontros”, disse.
Já o deputado estadual Zeca Viana (PDT) ficou na lista dos que não compareceram. Desde o início do ano a relação entre ele o governador está abalada e tem piorado com a decisão de Taques de se desfiliar do partido. Também não apareceu a deputada Janaina Riva (PSD), que teve o pai, o ex-deputado José Riva (PSD), liberado da prisão preventiva horas antes de o jantar ter início.