quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Governador entrega mais 10 leitos de UTIs para atender moradores de 19 cidades no Sul; vídeo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

O governador Mauro Mendes entregou, esta manhã, dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva instalados no Hospital São Lucas, em Primavera do Leste (240 quilômetros de Cuiabá), exclusivamente para tratamento de Covid-19 e atenderão pacientes de 19 municípios da região Sul. “A descentralização do serviço de saúde é fundamental para atender com dignidade os cidadãos de todas as regiões de Mato Grosso. Estamos reorganizando a Saúde no Estado para termos um sistema ainda mais eficiente”, disse o governador.

O governo do Estado custeará integralmente a manutenção das unidades, até que o ministério da Saúde promova a habilitação dos leitos, em definitivo. O valor é de R$ 2 mil por dia para o Estado. “É princípio deste governo ser mais eficiente no gasto do dinheiro público. Acredito que uma das formas de sermos cada vez mais eficientes é trabalharmos unidos, somando competências e esforços. Essa parceria com as prefeituras é de suma importância, uma forma mais barata de fazer mais, gastando menos”, acrescenta o governador.

Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso também destaca a necessidade da união dos esforços de todos para um efetivo enfrentamento à pandemia. Figueiredo adiantou ainda sobre a contratação de consultoria para capacitar profissionais e gestores da Saúde em Mato Grosso no tratamento da Covid.

“Com a inauguração de hoje, chegamos a 426 leitos de UTI exclusivos para tratamento de Ciovid-19 em Mato Grosso. Isso é histórico, um volume muito grande de investimento do Governo do Estado e que ainda será ampliado. É importante ressaltar a importância da participação das prefeituras municipais neste momento tão delicado. Essa convergência de iniciativas permite que possamos capilarizar mais os leitos e é decisiva no enfrentamento à Covid-19”.
Para o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (PMDB), a entrega de novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 significa um avanço para o sistema de saúde que atende a região.

“Não somente Primavera, mas a região Sul de Mato Grosso agradece esses dez novos leitos entregues hoje pelo governador Mauro Mendes. Vivo em Primavera do Leste há 20 anos e em duas décadas, nós do município nunca presenciamos um Governo do Estado que fosse tão presente e que de fato investisse em políticas públicas voltadas à população, como está fazendo agora o governador Mauro Mendes”, disse o prefeito Leonardo Bortolin.

Bortoni destaca ainda a fundamental parceria com a secretaria de Saúde de Mato Grosso. “Existia uma dificuldade muito grande no mercado nacional na aquisição desses equipamentos. Procuramos o secretário Gilberto e ele prontamente se dispôs a ajudar, garantindo custear e habilitar os leitos. Paranatinga, Poxoréo, Santo Antônio do Leverger e Primavera do Leste se uniram ao Governo do Estado e, em 20 dias, estamos aqui, prontos para receber novos pacientes”, explica Bortolin.

Antes da inauguração dos leitos de UTI, o governador visitou as obras da Escola Técnica Estadual (ETE) do município, unidade de ensino que será entregue em julho.

Ontem, em Cuiabá, o governo do Estado ativou mais 10 leitos de UTI na Santa Casa e fez nova licitação para instalar mais 10 em Sinop, no hospital regional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE