Após realizar avaliação positiva sobre o primeiro turno das eleições, integrantes do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2012 decidiram expandir a composição do grupo, que para o segundo turno deverá contar com representantes do Ministério Público Eleitoral. A presença de promotores eleitorais vai agilizar ainda mais as providências adotadas pelo Gabinete de Gestão Integrada, em especial nas medidas imediatas que precisam da participação do Ministério Público.
Para as eleições gerais de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso estuda o desenvolvimento de um sistema de informática que deverá ser alimentado em tempo real por todas as instituições que compõem o gabinete, o que deverá dar maior agilidade ao fluxo de informações oriundas de todo o Estado.
O Gabinete de Gestão Integrada se reúne novamente no próximo dia 23 de outubro, com o objetivo de finalizar o planejamento, já iniciado, para o segundo turno das eleições em Cuiabá.
Inovação na gestão de eleições
O GGI implantado pelo TRE de Mato Grosso é uma iniciativa inédita na Justiça Eleitoral Brasileira e reúne representantes de alto escalão das instituições públicas e privadas que têm responsabilidade sobre a organização do pleito eleitoral e o funcionamento das mesas receptoras de votos.
Implantando nas eleições gerais de 2010 e aprimorado em 2012, o Gabinete de Gestão Integrada conta com representantes da Segurança Pública Estadual (Bombeiros, Polícias Militar e Civil), Polícia Federal, empresas de distribuição de energia elétrica, empresas de telecomunicações (telefone e internet), Secretaria Municipal de Trânsito e outros.