O vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro (PSD), confirmou, ontem à noite, durante a entrega de 350 casas construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Jaime Seiti Fujii, em Lucas, que deixará o comando da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) dia 15. A previsão é seja apresentado um balanço das ações durante os mais de 20 meses da gestão dele na secretaria para o governador Pedro Taques (PSDB). Ele não confirmou se a saída está ligada com o processo eleitoral do ano que vem.
“Me sinto com o dever cumprido. Com 20 meses de gestão a secretaria está complemente voltada com resultados. Missão cumprida e entrego com a certeza que o nosso sucessor dará continuidade ao trabalho. Os números devem ser apresentados no próximo dia 15”, disse.
Fávaro fez uma rápida avaliação da sua gestão e apontou celeridade no tempo médio para aprovação de um projeto de licenciamento ambiental no Estado. “Era um planejamento feito com o governador [Pedro Taques] de reestruturação da secretaria de Meio Ambiente, que se tornasse menos atrapalhador. Nós conseguimos evoluir muito. Agora temos o tempo médio de licenciamento para 157 dias em Mato Grosso. Não são mais dois anos para uma licença sair. Também trouxemos a gestão do cadastro ambiental rural e pela primeira vez na história do Estado, conseguimos reconhecimento internacional de forma sustentável da redução do desmatamento ilegal. Com isso, buscamos R$ 178 milhões a fundos perdidos para fazer inclusão social no nosso Estado”.
Carlos Fávaro assumiu a gestão da Sema, em abril do ano passado, no lugar de Ana Peterlini. Em junho, ele já havia cogitado que deixaria o comando da secretaria, mas isso não ocorreu. O secretário adjunto André Torres Baby deve assumir interinamente a pasta.