O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), indicou o ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para assumir o cargo de diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Cuiabá (Arsec). Além da presidência, a autarquia conta com mais duas diretorias, a de regulação e fiscalização e a ouvidoria, que tiveram como indicados Rosidelma Francisca Guimarães Santos e Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira, respectivamente, escolhidos pelo perfil técnico.
Com a indicação de Bustamante, Mendes imprime em sua gestão um perfil muito similar ao adotado pelo governador Pedro Taques (PDT), tendo um delegado da Polícia Federal à frente de uma das estruturas mais criticadas pelo prefeito desde que assumiu o comando do Palácio Alencastro. Mendes sempre demonstrou insatisfação quanto à forma como era conduzida a então Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto (Amaes) e aposta em uma fiscalização mais rigorosa, justificando o perfil escolhido para o principal cargo da nova autarquia. “O papel que nós queremos dessa agência é o de fiscalizar e defender o cidadão contribuinte no exercício e ao longo da concessão”, avaliou o prefeito.
Os nomes foram encaminhados à câmara na sessão de ontem à noite e agora, os indicados deverão ser submetidos à sabatina pelos vereadores antes de assumirem o comando da Arsec. De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro (PTB), diante da urgência em resolver o assunto, tendo em vista que a extinta Amaes, que passa a ser substituída pela nova agência, teve sua diretoria suspensa no dia 11 de março, a sabatina será marcada para amanhã, quando também será colocada em votação as indicações do prefeito.
Dessa forma, a tendência é de que até o fim desta semana, o prefeito possa concluir a nomeação da nova equipe e dar início aos trabalhos da nova autarquia, que passa a ser responsável pela delegação de outros serviços já concessionados na capital, que além do abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluem o transporte público e a coleta de lixo.
Pinheiro dá sinais de que Mendes não enfrentará resistência por parte dos vereadores para aprovar suas indicações. Segundo o presidente, os nomes escolhidos pelo prefeito foram 100 % técnicos e livres de interferência política. “Acho que vão fazer um belo serviço à frente da Arsec”, destacou.
Além dos diretores, que precisam ser submetidos à sabatina, o prefeito também deve escolher, para compor a agência, três pessoas que comandarão as superintendências da autarquia. Ainda, para que a agência entre em funcionamento, a prefeitura trabalha na elaboração de um edital de um concurso público para contratar servidores que atuarão na agência visando dar autonomia para que seus indicados conduzam o trabalho de fiscalização com isenção.