O ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel, foi preso, esta tarde, por integrantes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O mandado de prisão foi expedido pela juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Rosane Arruda.
Ele será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente ao Centro de Ressocialização. De acordo com o Gaeco, a prisão preventiva foi decretada nos autos da ação penal resultante da operação Aprendiz, em virtude da reiterada prática criminosa do ex-parlamentar. Esta é a segunda vez que João Emanuel é preso pelo Gaeco. A primeira prisão ocorreu em março de 2014.
Esta operação, deflagrada em novembro de 2013, investigou a atuação de um grupo acusado de cometer crimes de falsidade ideológica, estelionato, crime contra a administração pública, grilagem de terras e adulteração de documentos de veículos.
A organização criminosa, segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), era liderada pelo ex-vereador que teve o mandato cassado em abril de 2014. Além dele, outras sete pessoas figuram como réus no processo.
(Atualizada às 16h55)