A implantação de ramais da ferrovia Norte-Sul será debatida hoje em Sorriso. Coordenadores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC- vão detalhar a viabilidade da ferrovia. A universidade foi contratada pelo governo federal para fazer o estudo de viabilidade econômica e o projeto técnico para Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde terem ramais da ferrovia, proporcionando escoaamento da safra agrícola e madeireira via porto de Itaqui (MA). “Esse projeto é de grande interesse para a região porque vai melhorar a logística. Vamos debater a escala dos volumes de produção e de insumos, bem como os volumes da carga a serem transportados pela ferrovia idealizada”, disse o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato.
De acordo com estudos da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), esta região é considerada a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento. Em Sorriso e municípios vizinhos estão grandes produtores de soja, milho, arroz e algodão do país. Rossato pretende buscar apoio para que um novo traçado passe por Sorriso e venha beneficiar toda a região Norte.
O ramal setentrional desta ferrovia, que ligará Miracema –TO- à região Centro-Norte de Mato Grosso, é fator fundamental de desenvolvimento e competitividade favorecendo na exportação de carnes, soja, milho, algodão, madeira e bio-combustíveis para o nordeste brasileiro e mercado internacional.
A ferrovia Norte-Sul pode gerar uma economia de, pelo menos, 50% no custo dos transportes efetuados por Mato Grosso. Um exemplo bastante claro é a distância que Sorriso precisa percorrer para poder escoar sua produção. São, em média, 2,2 mil quilômetros até o porto mais próximo. Em Santarém, essa distância cairia para, pelo menos, 1,2 mil quilômetros.
Em Mato Grosso, a ferrovia terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento. A reunião será às 19:00h, no auditório da Aces – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso.
Há cerca de dois meses, em Brasília, os prefeitos Nilson Leitão (Sinop), Dilceu Rossato (Sorriso) e Marino Franz (Lucas do Rio Verde) e de outras cidades, participaram de audiência pública no Senado tratando da implantação de ramais da ferrovia na região. Ainda não foi mencionando o montante a ser investido, nem feita projeção de quando a obra iniciaria.