sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Estudo apontará áreas de cerrado e floresta em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os biomas no Brasil irá apontar quais são as regiões de floresta amazônica e de cerrado em Mato Grosso. A informação foi passada pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva a produtores rurais e representantes das indústrias do Estado, durante reunião realizada, nesta quinta-feira, em Cuiabá. O encontro foi realizado após a abertura do 1º Fórum Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

Uma das discussões levantadas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) na reunião foi sobre a retirada de Mato Grosso da Amazônia Legal. “Queremos trazer a ciência para essa discussão, para não ter nenhum tipo de embate ideológico, nem na ótica dos produtores, nem na ótica dos ambientalistas”, afirmou o presidente da Famato, Homero Pereira. Para isto, segundo o presidente o estudo realizado pelo IBGE trará clareza para esta proposta. “Vai mostrar claramente em Mato Grosso o que é floresta amazônica e o que é cerrado”, informou.

Segundo as informações passadas aos produtores, o estudo já foi concluído e encaminhado para presidência da República. “Nós nos curvamos aos argumentos científicos, já está na presidência para ser publicado o novo mapa de biomas do Brasil, onde estaremos enquadrados”, disse o presidente da Famato.

Os produtores rurais trataram com a ministra sobre a compensação de reserva legal, por área de preservação permanente e sobre a Medida Provisória 2166, que em 1996 elevou a área de preservação em florestas de 50% para 80%. O presidente da Famato considerou a reunião produtiva. “Nós colocamos os problemas que queremos discutir, a ministra disse que discussão será tratada dentro do pacto federativo que será firmado com o Governo de Mato Grosso”, informou.

Os representantes dos industriais do setor madeireiro pediram a ministra a simplificação das autorizações dos projetos de manejo, para minimizar os problemas enfrentados pelo setor. “Hoje a saída dos projetos de manejos, que dão origem a matéria-prima, estão parados porquê o Ibama não tem analista, engenheiro e procurador para analisar os processos”, informou o presidente da Fiemt, Nereu Pasini. “Queremos que seja simplificado, autorizado em caráter precário para que seja feita a vistoria posterior”, disse. Segundo Pasini, a ministra informou que irá analisar todos os pedidos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE