Pesquisa Datafolha realizada anteontem em todo o país revela, pela primeira vez, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seria reeleito se a disputa presidencial de 2006 fosse hoje.
Lula perderia a Presidência em um segundo turno por uma margem considerável, de nove pontos percentuais, para o prefeito tucano de São Paulo, José Serra -derrotado pelo petista em 2002.
Segundo a pesquisa, Lula e Serra chegariam empatados, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, ao primeiro turno. Lula com 30% e Serra com 27%.
No segundo turno, Serra avançaria, chegando ao dia da eleição com 48% das intenções de voto, contra 39% para Lula.
Em pesquisa anterior, realizada em 21 de julho, Lula estava à frente de Serra (45% a 41%). No limite da margem de erro, os dois estariam empatados, mas essa hipótese era considerada improvável.
Entre uma pesquisa e outra, Lula também perdeu quatro pontos percentuais no cenário contra Serra no primeiro turno.
Serra é o único dos possíveis candidatos tucanos que poderia derrotar Lula no ano que vem, segundo o levantamento. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, perderia no segundo turno por 45% a 35%; e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, seria derrotado por 45% a 36%.
Em um improvável segundo turno contra o ex-governador fluminense Anthony Garotinho, Lula venceria com uma margem de 46% a 32%.
A diferença entre Lula e seus principais prováveis adversários sofreu uma diminuição significativa em todos os cenários nos últimos 20 dias.
Serra é também o único capaz de encostar em Lula no primeiro turno. Tanto Alckmin quanto FHC contam hoje com cerca da metade das intenções de voto depositadas em Lula. No caso de Garotinho, a diferença é ainda maior, de quase três vezes.
Em meio a denúncias de corrupção contra seu governo e partido e com três CPIs em andamento no Congresso, Lula também atingiu a pior avaliação desde o início do mandato: 31% o consideram ótimo ou bom, uma queda de quatro pontos em relação à pesquisa feita 20 dias antes.
A pesquisa Datafolha, realizada na quarta-feira, 10 de agosto, ouviu 2.551 pessoas em 127 municípios de todos os Estados do país.
A pesquisa mostrou ainda que os brasileiros estão divididos quanto à hipótese de Lula tentar um novo mandato em 2006. Indagados se o petista deveria ou não se candidatar à reeleição em 2006, 50% aprovam a iniciativa, mas 46% acham que ele não deveria se candidatar.
A maioria (75%), no entanto, acha que o presidente vai tentar a reeleição. Para 16%, o presidente não vai se candidatar.
Para cerca de um terço dos entrevistados (31%), Lula é, entre os possíveis candidatos incluídos na pesquisa Datafolha, o que tem mais chance de vencer a disputa no ano que vem. Para 22%, Serra é que tem mais chance. Apostam em Alckmin 11%, em FHC 10% e em Garotinho 7%.
No cenário eleitoral em que Lula teria Serra como principal adversário, os demais candidatos tiveram oscilações dentro da margem de erro da pesquisa.
PUBLICIDADE
Escândalo mensalão desgasta Lula. Pesquisa mostra Serra com 48%, Lula com 39%
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE