sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Enviado para Assembleia projeto para mudar lei de ICMS

PUBLICIDADE

O governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) está propondo mudanças em parte da lei 7.098/1998, que consolida normas referentes ao ICMS. Com a alteração proposta, as unidades de atendimento ao contribuinte passam a expedir intimações livres da aplicação de penalidades por descumprimento da obrigação tributaria.

O projeto de lei 349/2010 já foi lido em plenário da Assembleia Legislativa e está sob análise da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. Em sua justificativa, o governo destaca que as unidades, integrantes da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte, se constituem em local de diálogo e patrocínio do cumprimento voluntário da obrigação. “Por isso, a modificação torna possível a expedição de intimações, a concessão de prazo e a celebração de termos de ajustamento de conduta desprovidos de penalidade administrativa por infração a legislação”, diz trecho da justificativa.

Entre as modificações está, por exemplo, a definição da legislação tributária que poderá assegurar os benefícios da espontaneidade com a adição, quando for o caso, da multa de mora e demais acréscimos legais, desde que o pagamento seja efetuado dentro do prazo.

Outro argumento utilizado pelo governo, para mudar a lei, é da necessidade de a administração tributaria começar o desenvolvimento de processos de trabalho e de sistemas eletrônicos de apoio ao cumprimento voluntário e sem aplicação de penalidades nas intimações e processos em curso das agencias fazendárias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE