PUBLICIDADE

Engenheiros pedem apoio político para reestruturar a Sema

PUBLICIDADE

Engenheiros florestais se reúnem com lideranças políticas em Cuiabá, hoje, na Assembleia Legislativa, para pedir apoio na reestruturação da Secretaria Estado de Saúde (Sema). Devem participar do encontro o deputado federal Nilson Leitão, senadores Pedro Taques e Jaime Campos, e os deputados estaduais Ademir Brunetto, Dilmar Dal Bosco e Luciene Bezerra, além de um representante do Ministério Público.

A principal reivindicação é ligada à redução do numero de emissões das Licenças Ambientais Únicas (LAUs) – obrigatória para promover ações nas propriedades rurais – como manejo, plano exploração florestal e queima autorizada. O secretário José Lacerda deve se posicionar hoje sobre as cobranças.

De acordo com a representante do movimento, Angeli Katiucia Guterrez, para se ter uma ideia, nos últimos sete anos, a secretaria emitiu, em média, 373 LAUs. Os engenheiros florestais alegam que, em 2013, o número caiu, sendo que até 30 de novembro estava com apenas 255 emissões, apresentando queda de 31,5%.

De acordo com Angeli, a diminuição das emissões se deve ao fato do Governo não ter encaminhado à Assembleia o projeto que contempla o novo Código Florestal, de forma que a secretaria tem atuado com base no texto antigo. “Isso prejudica o agronegócio porque toda propriedade rural precisa dessa licença para funcionar e manter suas atividades regulares”, explica.

A categoria reclama ainda que a demora nos trâmites se deve principalmente ao baixo número de funcionários da Sema. “Temos que ficar a tarde inteira lá para falar de um processo, a fila é imensa e às vezes ficamos em 20, 30 engenheiros e não conseguimos ser atendidos no mesmo dia”, relata.

Os profissionais ainda pedem ainda a reestruturação da Superintendência de Gestão Florestal, que, segundo eles, se encontra engessada. De acordo com Angeli, não é de hoje que a categoria vem cobrando mudanças, mas nada foi feito no decorrer deste ano.

Insatisfeitos com a atuação da secretaria, engenheiros florestais organizaram na última terça-feira (3) mobilização na assembleia, para discutir com os deputados os serviços prestados. Em seguida os profissionais seguiram para a sede da pasta com o objetivo de chamar a atenção do governador Silval Barbosa (PMDB). A pauta de reivindicações foi entregue ao secretário José Lacerda para análise.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE