A população de Sinop estará mobilizada nesta quarta-feira (29) no combate aos atos de corrupção que vêm sendo registrados no Brasil provocando revolta e indignação nos brasileiros. O luto da vergonha nacional em Sinop será manifestado em um ato cívico na praça Plínio Callegaro, com início às 8 horas, onde as pessoas colocarão no peito adesivos pedindo a moralização da política no país.
De acordo com os organizadores, o movimento não terá cor partidária e não defenderá nenhuma facção política. “Queremos resgatar a dignidade e a moralidade no país, pois estamos com vergonha de tantos atos de corrupção que estão vindo à tona”, declara o advogado e empresário Celso Trierweiller, que faz parte da coordenação do evento. A palavra de ordem nesta quarta-feira – segundo o empresário Trierweiller – é “diga não à corrupção”.
No dia de “luto da vergonha nacional”, os organizadores deste movimento em Sinop pretendem atrair à praça Plínio Callegaro milhares de pessoas, a fim de mostrar, principalmente aos que podem conter a onda de corrupção, que o povo está indignado, revoltado e sem paciência para assistir as imoralidades que são cometidas no Brasil envolvendo os escândalos com o dinheiro público.
Para que a mobilização tenha êxito, os organizadores montaram várias equipes de telemarketing, chamando a população para ir às ruas. “Estamos propondo que todos saiam de casa, vistam camisas pretas ou amarrem um lenço ou pano preto em qualquer lugar do corpo”, aconselham os organizadores. A população está sendo convidada a pendurar pano preto nas janelas “em sinal de luto pela morte da dignidade dos políticos”.