O secretário de Segurança de Mato Grosso, Diogenes Curado, se reuniu, hoje, com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e demais secretários estaduais de Segurança para serem detalhados o planejamento para garantir a ordem e tranquilidade no pleito nas principais cidades.
Segundo a presidente, a Justiça Eleitoral tem o foco de realizar as eleições com "lisura e ordem", a fim de que o eleitor vote da maneira que desejar. "É isso que a sociedade espera e, juntos, poderemos fazer um trabalho melhor", completou. Ela ofertou auxílio da Justiça Eleitoral por intermédio de dados que sejam necessários aos estados, bem como informações sobre as localidades que se mostram mais violentas, além de colocar à disposição a estrutura da Justiça Eleitoral naquilo que for possível ajudar as Secretarias de Segurança Pública em todo o país. "Respeitando a autonomia dos estados da federação e das entidades locais, pretendemos fazer com que cada cidadão se sinta seguro para ir às ruas, às praças, para se manifestar livremente. Este é um papel dos estados, das Secretarias de Segurança, dos comandos de polícia", disse, através da assessoria.
São,a té agora, 474 cidades onde foi pedido apoio das forças federais que atuam no dia da eleição e no momento da apuração. Houve um aumento de 20 a 30% nas solicitações.