O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou documento à Câmara solicitando que a Casa encaminhe ao ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), requerimento de informação sobre infra-estrutura. O intuito é obter informações sobre a situação das obras na Ferrovia Leste-Oeste e da pavimentação e revitalização de BRs do estado de Mato Grosso como a BR-242 e a BR-174. De acordo com a justificativa do pedido, o cumprimento dos objetivos dos convênios firmados entre as empresas e os consórcios responsáveis pelas obras, estão atrasados.
Segundo Leitão as rodovias são de extrema importância, uma vez que Mato Grossotem a maior produção de grãos do país e não possui estrutura adequada para o escoamento da safra. "O produtor sabe o que deve ser feito para que, ano após ano, tenhamos produção recorde. O que se espera do Governo é que ele cumpra com sua obrigação que é dar a infra-estrutura necessária para o escoamento dessa produção", argumenta.
A ferrovia Leste-Oeste é um investimento que interliga as regiões dinamizando o escoamento da produção com outros polos do País. Custeada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e tida como prioridade, a ferrovia terá 1.527 km de extensão.
O trecho a ser construído na primeira etapa das obras sairá de Campinorte/GO, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Entre os estados, a extensão da ferrovia será de 1.040 quilômetros.
A estimativa para os investimentos de todo o projeto é de R$ 7,4 bilhões e contemplará uma das regiões mais prósperas na produção de grãos e carne, porém bastante carente no que se refere à logística de transporte
Até o ano de sua conclusão, previsto inicialmente para 2014, a previsão é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde/MT e Vilhena/RO – com 598 quilômetros -, a ser construído na segunda etapa, deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.