Estará sob os ombros dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rui Ramos e Evandro Stábile a condução das eleições gerais de 2010 em Mato Grosso. Eles foram escolhidos na última quinta-feira, em reunião do Pleno, para compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que é uma extensão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que é composto por sete membros, os dois magistrados, um juiz federal, dois juízes de carreira e dois juízes classistas indicados, também pelo Tribunal de Justiça, dentre advogados e nomeados pelo presidente da República para mandatos de dois anos, além do procurador eleitoral da República.
O Pleno elegeu em sessão administrativa ordinária os nomes dos dois desembargadores que passam a integrar a nova diretoria no biênio 2009/2011. Foram escolhidos os desembargadores Rui Ramos Ribeiro e Evandro Stábile, com 24 e 19 votos, respectivamente.
A designação final sobre qual dos magistrados responderá pela Presidência e Vice-Presidência, que também responde pela Corregedoria do colegiado eleitoral, deverá ser feita pelo próprio TRE-MT, conforme consta do artigo 4º do seu Regimento Interno.
O atual presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, finalizará sua gestão no dia 12 de abril. Já o vice-presidente e corregedor, desembargador Manoel Ornellas de Almeida, deixou o cargo no final de fevereiro, quando passou a responder pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJMT.