A propagação da gripe A, ou H1N1, foi tema recorrente na sessão de hoje. O assunto foi tratado como motivo de preocupação por vários deputados. O parlamentar José Domingos Fraga (DEM), reafirmou a necessidade da população se precaver e adotar procedimentos para a prevenção. Ele também cobrou dos governos, estaduais e municipais, a definição de procedimentos para serem adotados após a suspeita e a identificação dos casos.
O deputado pediu a criação, com urgência, de ações integradas de combate ao vírus. “O programa tur pelo Senado foi suspenso, para evitar a circulação de pessoas no lugar. E uma campanha para que as pessoas se cumprimentem sem apertar as mãos, também começará no Congresso. O que proponho é que o governo do Estado crie o Gabinete Gestor da Pandemia. Pois as medidas devem ser unificadas e acredito que o estado deve chamar todos os secretários de saúde para debaterem o assunto, que é grave”, disse Fraga.
O deputado ainda lembrou que atitudes isoladas estão sendo tomadas, tais como a paralisação das aulas em Sorriso, mas, cobrou que o Governo do estado tome atitudes que afete a toda a população. O deputado Walace Guimarães (DEM) lembrou que é necessário o alerta para a população e avaliou que todos encaram o assunto de maneira muito superficial. Ele lembrou que as estimativas dizem que 30% da população será contaminada. “Temos que saber se nossa estrutura de atendimento está preparada para receber essas pessoas. Apesar do estado não ter considerado estado de epidemia, temos que saber que só laboratórios públicos, e de São Paulo, estão comprovando o contágio. Nos Estados Unidos, eles já aboliram o exame, suspeitou, já estão tratando, pois não estão conseguindo controlar”. O deputado lembrou que são pacientes de risco as gestantes, os idosos, as crianças e as pessoas com organismo debilitado. “Esses são fatores de risco. E a ideia é: suspeitou, trata. Não espere resultado de exame”.
O deputado Guilherme Maluf (PSDB) concordou com a proposta de Fraga, de criar o gabinete de gestão específico para tratar do combate à gripe, e foi mais longe, propôs que o Governo do estado libere as grávidas do trabalho e que compre máscaras de proteção para os funcionários que fazem atendimento ao público. “Essas medidas devem ser tomadas por todos os Poderes, inclusive a Assembleia, onde o trânsito de pessoas é intenso. Os atendentes de público devem usar máscaras”, reforçou.
Foi aprovado na sessão plenária de hoje o requerimento do deputado Walace, que solicita audiência pública para o dia 19 de agosto, para falar sobre a gripe A.