O deputado federal e coordenador da bancada parlamentar de Mato Grosso, Ezequiel Fonseca (PP), não acredita em uma retomada do crescimento da economia brasileira para o segundo semestre e nem para o próximo ano. “O governo terá que tomar medidas para reaquecer a economia e isso pode demorar entre dois e três anos”, disse, em entrevista ao Só Notícias.
Ele afirmou que a crise está atingindo em cheio Mato Grosso e citou como exemplo o fechamento de algumas plantas frigoríficas, principalmente, na região Oeste. “Veja o quê está ocorrendo em Mato Grosso com o fechamento dos frigoríficos. Não acredito em uma recuperação rápida, pois nenhuma economia se levanta de um dia para o outro”.
Ao ser questionado se as atuais medidas do governo federal poderiam ser benéficas para agilizar este processo, o deputado federal mato-grossense afirmou que o ajuste fiscal anunciado pelo governo da presidente Dilma Rousseff é “meia boca” e teria que ser mais austero.
A equipe econômica do governo Dilma vem realizando um ajuste fiscal que já se aproxima dos R$ 122 bilhões – entre corte de gastos e aumento de impostos. A meta anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, é “apertar o cinto” das contas públicas em R$ 66,3 bilhões, ainda este ano, ou 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).